Estigma e isolamento:
A Hanseníase no Rio Grande do Sul
O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) é uma instituição mantida pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). Iniciou suas atividades em 2004, como um projeto de pesquisa chamado “Memória Médica” que tinha por objetivo registrar, através de entrevistas, a memória dos médicos do RS. No dia 18 de outubro 2007 o Museu foi instalado no prédio Histórico do Hospital Beneficência Portuguesa de Porto Alegre, localizado na Avenida Independência, 270.
O MUHM tem como missão promover o interesse pela história da medicina e da saúde, como uma ferramenta de compreensão da realidade, por meio da preservação, investigação e divulgação do patrimônio cultural médico através de exposições, ações educativas e publicações contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.
Setor de Acervo e Pesquisa
Entre as principais atividades do museu encontram-se a organização de acervos e a pesquisa. Para realização dessas atividades o Regimento Interno criou o Setor de Acervo e Pesquisa com suas subdivisões: Seção de Acervo Tridimensional, Seção de Acervo Arquivístico e Seção de Acervo Bibliográfico, atualmente coordenados por uma museóloga juntamente com uma equipe de estagiários, interagindo, obviamente, com os demais setores e atividades do museu.
Sendo o acervo do museu formado por diferentes tipologias (tridimensional, arquivística e bibliográfica), possuindo ainda acervos digitalizados,o Setor de Acervo e Pesquisa visa a dar maior articulação entre estes e a pesquisa, tão necessária para o processo histórico e museológico. As atividades desenvolvidas pelo Setor incluem busca de doações, higienização, catalogação, armazenamento, organização do acervo por especialidades, monitoramento do ambiente, controle biológico, limpeza e organização do espaço físico, seleção de acervo para exposições, e pesquisa, projetos de higienização, ações emergenciais e intervenções.
Setor Educativo
O Setor Educativo é responsável pela comunicação do acervo ao público, através das mediações e ações educativas, buscando aliar o lúdico e o pedagógico, o conhecimento e a criatividade.
Principais objetivos do setor: contemplar o público adulto, adolescente, infantil e idoso; desenvolver mediações das exposições; propiciar a construção da aprendizagem com a participação ativa do público; trabalhar em parceria com instituições escolares, universidade e museológicas; disponibilizar para o público, atividades que dialoguem com as exposições do museu; organizar palestras, simpósios e cursos de capacitação; elaborar materiais educativos; organizar meios para um atendimento inclusivo eficaz a estudantes e profissionais especializados.
A proposta é que a partir das exposições o visitante estabeleça a interação com os objetos, o espaço físico e conheça o museu, a história da medicina e da saúde do Rio Grande do Sul.
Diretoria:
Dr. Marcos Rovinski - Presidente
James da Rosa - Tesoureiro
Equipe:
Simone Corrêa - Coordenadora Asse. Projetos Especiais
Angela Beatriz Pomatti - Museóloga e Historiadora
Gláucia Lixinski de Lima Kulzer - Historiadora e Pedagoga
Jéssica Castro Vigano - Assistente
Vitor Roldão - Assistente
Estagiários:
Enrique Ramos da Fonseca
Fernanda Wagner de Castro Lima
Gabriel de Souza Brozlaren
Gisele Martins de Marteganha
Nicholas Braz Aguirre
Wesley Rodrigo Nascimento Padilha