top of page

A CRIAÇÃO DA FACULDADE
DE MEDICINA DE PORTO ALEGRE

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi criada em 25 de julho de 1898. Inicialmente, chamava-se Faculdade Livre de Medicina e Farmácia de Porto Alegre e tem origem na união da Escola Livre de Farmácia e Química Industrial e do Curso de Partos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

No primeiro dia de aula da Faculdade Livre de Medicina e de Farmácia de Porto Alegre, 15 de março de 1899, havia 67 alunos matriculados, sendo 18 em Medicina, 41 em Farmácia, 3 em Odontologia e 5 em Obstetrícia. (Revista dos Cursos, 1915, p.4 ) 

A Faculdade de Medicina de Porto Alegre foi a terceira escola médica do Brasil, que seguiu as Faculdades da Bahia (18 de fevereiro de 1808) e do Rio de Janeiro (05 de novembro de 1808), tendo sido a primeira a ser criada no período republicano. Sua idealização contou com o apoio dos médicos Protasio Alves e Eduardo Sarmento Leite, e do farmacêutico Christiano Fischer

Reprodução da Ata da Fundação da Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 25 de julho de 1898. Publicação feita em homenagem aos professores-fundadores. Julho de 1948. 

Além da Faculdade de Medicina da UFRGS, outras três faculdades de Medicina originaram-se na capital: a Escola Médico-Cirúrgica de Porto Alegre, criada em 1915 e que funcionou até 1932; a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, inaugurada em 1961, e a Faculdade de Medicina da PUCRS, criada em 1969 e reconhecida pelo Governo Federal em 1976. 

famed nomes2.png

OS PRIMEIROS ANOS

Inicialmente, a instituição funcionou no prédio da Escola Normal, “o Liceu”, situado à esquina das atuais ruas Duque de Caxias e Marechal Floriano. Em 1900, transferiu-se para a Rua da Alegria, atual Rua General Vitorino. O Decreto Federal nº 3758, de 1º de setembro de 1900, reconheceu a Faculdade de Medicina e Farmácia como instituição de ensino superior.

A primeira diretoria da Faculdade da Medicina e Farmácia foi composta pelo médico Protasio Alves (diretor), e pelos farmacêuticos Alfredo Leal (vice-diretor) e Carvalho de Freitas (secretário). Em 1904, a Instituição conferiu grau de doutor à primeira turma de 12 formandos em Medicina, entre eles havia uma mulher, Alice Maeffer.

UM LUGAR DE HISTÓRIA
E MEMÓRIA

Em 1911, a Faculdade de Medicina recebeu da Intendência Municipal um terreno, situado em área que previamente existiu o Circo de Touradas, para ser a sede do futuro prédio da escola médica, na atual Rua Sarmento Leite. A pedra fundamental da construção, com o projeto assinado pelo arquiteto alemão Theodor Wiederspahn, foi lançada em 1911. As obras se iniciaram em 1912 e foram interrompidas em 1914, em decorrência do começo da Primeira Guerra Mundial. Os trabalhos foram retomados em 1919, e o prédio foi inaugurado oficialmente em 1924. A posse de Getulio Vargas como presidente do Estado ocorreu em 1928, no Salão Nobre. Em 1931, foi criado o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul no mesmo recinto.


A sede da Faculdade de Medicina da UFRGS deixa o prédio histórico e muda-se para a sede atual, localizada na Rua Ramiro Barcelos, junto ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no ano de 1998. A partir de então, a edificação passa a abrigar cinco departamentos do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS): Ciências Morfológicas; Microbiologia; Imunologia e Parasitologia; Fisiologia e Farmacologia. Com a inauguração de um novo prédio do ICBS em 2022, permanece na Rua Sarmento Leite, 500 somente o Departamento de Ciências Morfológicas. Em novembro do mesmo ano, a fachada do prédio histórico foi revitalizada com uma nova pintura, além de reparos e da limpeza de portas e janelas.

UM HOSPITAL PARA APRENDER

Desde as primeiras décadas do século XX, os professores da Faculdade de Medicina de Porto Alegre idealizaram a construção de um hospital-escola, onde o ensino pudesse ocorrer lado a lado com a assistência à população. Em 1931, solicitou-se ao interventor do Estado, general Flores da Cunha, a concessão de um fundo de 12 mil contos de réis para a construção do prédio. Dois anos mais tarde, o presidente da República, Getulio Vargas, assinou decreto autorizando a obra. Em 1938, o terreno foi adquirido, e o projeto arquitetônico original foi idealizado pelo arquiteto Jorge Machado Moreira. A 

pedra fundamental foi lançada pelo então diretor da Faculdade de Medicina, Raul Moreira, em 17 de junho de 1943. Durante a realização das obras, houve problemas técnicos, e, em 1952, o reitor da universidade, o médico Elyseu Paglioli, redefiniu o projeto original e contratou uma nova equipe de construção. Em 1968, como o hospital ainda não havia entrado em atividade, o reitor Eduardo Faraco, também médico, nomeou uma comissão para estudar sua instalação e idealizou a Lei 5.604, a qual foi assinada pelo presidente da República em 2 de setembro de 1970, instituindo a Empresa Pública Hospital de Clínicas de Porto Alegre, subordinada ao Ministério da Educação e vinculada academicamente à UFRGS. Tanto o ensino teórico como prático, os quais eram realizados na Santa Casa de Misericórdia, foram sistematicamente transferidos para o Hospital de Clínicas. 

O primeiro atendimento ambulatorial ocorreu no dia 1º de fevereiro de 1972, na especialidade de Endocrinologia. Em 23 de maio do mesmo ano, foi internado o primeiro paciente, na especialidade de Nefrologia. A cirurgia inaugural foi realizada pela equipe da Urologia em 1973.

bottom of page