DESAFIOS DA MEDICINA
A Medicina tem uma longa história e, no decorrer do tempo, passou por uma série de transformações. Das mãos de leigos a profissionais qualificados: os Médicos; de antigas concepções muitas vezes impregnadas de imaginário e de sobrenatural, a concepções científicas; de técnicas rudimentares a sofisticados procedimentos. A Medicina, neste caminhar em busca de conhecimentos para devolver a saúde, combater as doenças, aliviar a dor, prolongar a vida e torná-la melhor, sempre esteve em uma fronteira entre o conhecido e o desconhecido. Ideias e procedimentos que hoje parecem banais nem sempre o foram. Para que o público possa conhecer mais o acervo e a temática do Museu e aprender um pouco sobre a história da medicina disponibilizamos a exposição virtual “Desafios da Medicina”.
COSTUMES
A descoberta da assepsia, uma prática aparentemente simples, foi um importante passo para a Medicina. Esse gesto provocou uma mudança nos costumes que extrapolou o campo médico e tornou-se uma prática social corriqueira.
A revolta da Vacina
O presidente Rodrigues Alves e o médico Oswaldo Cruz decidiram executar um projeto sanitário, em meados do século XX, buscando higienizar e modernizar a cidade do RJ, através da eliminação de mosquitos, ratos e demolição de habitações populares, priorizando espaços higiênicos e salubres. Em 1904 tornaram obrigatória a vacinação contra varíola e agentes invadiam as residências aplicando as vacinas, usando da força. A população sem conhecimento a respeito da importância da vacinação se rebelou, originando a Revolta da Vacina. Esse movimento acarretou a revogação da lei da obrigatoriedade da vacina, em contrapartida foi exigido o atestado de vacinação para situações como matrícula em escolas, casamento, alistamento militar, viagens, e para trabalhar no setor público e privado.
Varíola também conhecida como “bexigas” é uma doença contagiosa, causada por vírus (orthopoxvirus variolar), pode causar febre, dores, vômitos e lesões na pele. Foi erradicada no Brasil na década de 1970.
Pertenceu: Dr. Karl Schinke
Doação: Dr. Werner Schinke
ESCARRADEIRA
Escarradeiras ou Cuspideiras eram utilizadas no século XIX e princípio do século XX, em diversos espaços sociais, como lares abastados, teatros, igrejas, hospitais, repartições públicas existindo também um modelo de bolso. O hábito de mascar o fumo e escarrar o que se considerava nocivo ao organismo era considerado corriqueiro. O uso da escarradeira e o costume de escarrar passaram a ser condenados após a medicina concluir que estes contribuem para a disseminação do bacilo de Koch - o causador da Tuberculose. O objeto deixou de ser usado no início da década de 30.